A Prefeitura de Dourados, abrindo a Semana da Habitação, fez a entrega do Cartão Construção para 70 famílias inseridas no Projeto Vida Nova Autoconstrução, que vai viabilizar a materialização da casa própria. A ação foi realizada no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o “Jorjão”, com a presença do prefeito Alan Guedes, do diretor-presidente da Agehab Dourados, Diego Zanoni Fontes, os vereadores Tio Bubi e Marcão da Sepriva, representando a Câmara Municipal, e diversos secretários municipais.
O Cartão Construção foi entregue para 62 famílias da comunidade Ouro Fino e outras oito famílias da comunidade Ibiza que cumprem os requisitos do programa Vida Nova Autoconstrução. Cada cartão tem crédito de R$ 34 mil que serão liberados de acordo com cada fase da obra. O investimento, de mais de R$ 2,3 milhões, foi feito através do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social e recursos próprios da Prefeitura de Dourados.
Segundo Diego Zanoni, essas famílias terão o suporte da Prefeitura para a construção de suas casas, como projeto, orientação de engenheiros e mestres de obras. “O projeto Autoconstrução prevê a construção das casas pela comunidade, seguindo as orientações que serão feitas e daremos esse suporte. Essa maneira confere às famílias a liberdade de escolher como e onde vão fazer a compra do material”. Zanoni explica que o projeto tem ainda a boa consequência de movimentar a economia local. “Os cartões podem ser utilizados em estabelecimentos comerciais já cadastrados em nosso município. É um dinheiro que será gasto nas nossas lojas de materiais de construção”, completa.
Moradora da Comunidade Ouro Fina, Cleide dos Santos Fagundes comemorou a entrega do cartão e já faz planos que envolvem toda a família. “Sou casada há 36 anos e nunca tive um endereço fixo e essa é a realização de um sonho, uma benção de Deus. Já pedi ajuda de todos os meus irmãos, cada um com uma profissão, e esperamos construir nossa casa o mais rápido possível”, disse, emocionada com a conquista.
O prefeito Alan Guedes, na sua fala, sintetizou a emoção da dona Cleide e dos outros moradores presentes. “Essa é uma ação muito importante dentro da Agehab. Essas famílias já residem nestes locais e ter uma casa digna, com o lote regularizado, sabemos que é o sonho dessas pessoas. Poder contribuir com essa conquista, junto com o apoio da Câmara Municipal, dos líderes das comunidades, é um orgulho grande para todos nós. A dignidade vem pela moradia, confere qualidade de vida a cada família e é por isso que trabalhamos”, concluiu.