Dourados vai ter o maior desfile cívico-militar de sua história, conforme destaca a secretária da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Ana Paula Benitez Fernandes. Com destaque para a participação dos alunos da Rede Municipal de Ensino e as forças militares e de segurança, em 2023 serão 106 instituições no próximo feriado de 7 de setembro.
Após o sucesso do desfile no ano passado, que marcou o retorno da solenidade depois do período mais crítico da Pandemia da Covid-19, o interesse dos participantes foi ainda maior neste ano, com 106 instituições inscritas, o que representa um total de 8.120 pessoas e 300 carros, conforme conta a secretária.
“Estamos ansiosos para esse que será um desfile histórico em Dourados, com recorde de participantes. Quero reforçar o convite para toda a população prestigiar as apresentações no dia 7 de setembro, além da programação da Semana da Pátria, que começa na próxima sexta-feira (1/9)”, reforça.
No dia 7 a programação tem início às 7h30 com o Hino Nacional, Hasteamento das Bandeiras e Revista da Tropa, na Praça Antônio João, seguido pelo desfile cívico-militar, às 8h.
A concentração dos participantes será nas ruas paralelas à Avenida Marcelino Pires, no trecho entre as ruas General Osório e Melvin Jones. Já o trajeto do desfile é na Marcelino com início na rua Firmino Vieira de Matos até a rua Dr. Camilo Ermelindo da Silva, onde acontece a dispersão.
1 de setembro7h – Brigada Guaicurus – Acendimento da Chama da Pátria
7h30 – Condução da Chama em revezamento pelos alunos da Reme
9h – Praça Antônio João – Abertura das comemorações
2 de setembro8h – Feira Central / Bosque Jornalista César Cordeiro – Hora Cívica
3 de setembro16h – Parque Antenor Martins / Concha Acústica – Hora Cívica
4 de setembro9h – Campo do Zé Tabela – Hora Cívica
5 de setembro9h – Praça Vila Formosa – Hora Cívica
6 de setembro9h – Praça da Juventude – Hora Cívica
7 de setembro7h30 – Hino Nacional, Hasteamento das Bandeiras e Revista das Tropas
8h – Desfile Cívico-Militar