Com duração de quatro anos, a graduação forma professores para atuarem nas práticas de docência, liderança de movimentos sociais, pesquisas e intervenções sócioeducacionais. O curso ocorre na modalidade de alternância, com duas etapas no Tempo Universidade, quando os acadêmicos ficam alojados em Dourados e as atividades são realizadas nas dependências da UFGD, e duas etapas no Tempo Comunidade, quando os professores se deslocam até os polos e desenvolvem atividades nas comunidades dos educandos.
Atualmente, o curso funciona em 13 polos de atendimento, nos municípios de Antônio João, Amambai, Coronel Sapucaia, Corumbá, Dourados, Itaquiraí, Nioaque, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã, Sidrolândia, Tacuru e Terenos.
As inscrições são gratuitas, feitas pela internet, e terminarão em 1º de setembro. Os interessados precisam seguir os seguintes passos: 1) acessar a página do vestibular para ler o edital de abertura; 2) clicar na aba “Área do Candidato”, realizar o cadastro em “Novo Cadastro”, preencher os dados solicitados e gerar login e senha; 3) preencher a ficha de inscrição eletrônica atentando-se às formas de ingresso (ampla concorrência ou reserva de vagas) e à língua estrangeira de preferência (espanhol ou inglês) e 4) clicar no botão “Finalizar” localizado na parte superior do lado direito da tela. Para a efetivação da inscrição, não será necessário o envio de documentação, exceto nos casos de solicitação de atendimento diferenciado.
As provas objetiva e de redação serão realizadas na tarde de 22 de outubro, das 13h às 18h30, nas cidades de Campo Grande, Dourados e Naviraí. De acordo com o cronograma do vestibular, o resultado final será divulgado em 15 de dezembro e a convocação para matrícula será feita em 17 de janeiro.
É na hora da matrícula que os candidatos precisarão comprovar que pertencem a população do campo. Para isso serão aceitos os um dos seguintes documentos: comprovante de residência no campo e declarações de Associações de Agricultores Familiares, de Cooperativas, de Movimentos Sociais do Campo, do Sindicato de Trabalhadores Rurais ou de órgãos que prestam assistência à Agricultura Familiar, tais como Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Secretaria Municipal de Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fundação Palmares e Ministério da Pesca.
POPULAÇÃO DO CAMPO
Para esse vestibular, a UFGD considera como populações do campo: os agricultores familiares, os extrativistas, os pescadores artesanais, os ribeirinhos, os assentados e os acampados da reforma agrária, os trabalhadores assalariados rurais, os quilombolas, os caiçaras, os povos da floresta, os caboclos e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural, incluindo egressos de comunidades indígenas com perspectivas de inserção intercultural nas escolas do campo.
VAGAS REMANESCENTES
As vagas que não forem preenchidas pela população do campo serão destinadas aos candidatos em geral, seguindo a Lei n.º 12.711/2012, através de duas formas de ingresso: ampla concorrência e reserva de vagas.
A reserva de vagas abrange aproximadamente metade das vagas e destina-se àqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Os critérios para distribuição são renda familiar, cor e raça, conforme a proporção de negros (pretos e pardos) e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (51,95%), além da proporção de pessoas com deficiência, também de acordo com o censo do IBGE (21,48%).
SOBRE A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
O curso permite sólida formação humanística e capacita profissionais críticos/as para a realidade multidimensional da sociedade brasileira, para o processo educacional e para as organizações dos movimentos sociais, habilitando-os/as a produzir conhecimentos que resultem em práticas de docência, lideranças de movimentos sociais, pesquisas e intervenções socioeducacionais.
O objetivo do curso é fortalecer a educação e a possibilidade de ação qualificada no campo de Mato Grosso do Sul, com conhecimentos teórico-metodológicos voltados às especificidades, às necessidades e ao desenvolvimento sustentável do campo para a conquista de melhorias na qualidade de vida.
CONTATOS
As informações sobre o PSLEDUC-2024/UFGD deverão ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção pelo e-mail vestibular@ufgd.edu.br, pelos telefones (67) 3410-2840 ou 3410-2846 ou pelo WhatsApp (67) 99332-4046.