Quem cursou os três anos do Ensino Médio em escola pública pode concorrer às vagas reservadas (cotas) no Vestibular 2024 da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). As inscrições estão abertas e todos os cursos de graduação ofertados destinam metade das vagas para esse grupo, de forma a cumprir o direito conquistado pela Lei nº 12.711/2012.
Ao escolher o sistema de ingresso por reserva de vagas, o candidato também deverá escolher a faixa de renda per capita em que se enquadra e, em seguida, declarar a sua opção para o item cor/raça, além da possibilidade de informar, se for o caso, se é pessoa com deficiência.
Dessa forma, a distribuição das vagas entre os estudantes que vieram de escola pública busca garantir acesso para quem tem renda igual ou menor que um salário mínimo e meio por pessoa da família – outra parte das vagas é destinada a quem tem renda maior – e também respeita a proporção racial do último censo sobre a população de Mato Grosso do Sul, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): a soma de indígenas e negros (pretos/pardos) é de 51,95% e a de pessoas com deficiência é de 21,48%.
Além das vagas reservadas pela Lei nº 12.711/2012, a UFGD criou, através da Resolução do Conselho Universitário nº. 171, de 03 de setembro de 2018, a reserva de uma vaga do acesso universal por curso para ser ocupada por candidatos indígenas, vindos de escola pública ou privada.
Para comprovar que fazem parte desses grupos com direito às vagas reservadas, durante o período da matrícula, os aprovados precisarão apresentar documentos e seguir os procedimentos listados no Edital de Divulgação PROGRAD n.º 32.
Confira esse exemplo de distribuição das vagas reservadas para um curso com 30 vagas:
ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
Quem é de escola pública pode pedir isenção (gratuidade) de taxa de inscrição de R$ 120 dos vestibulares da UFGD, até 6 de agosto, nas seguintes situações:
- está cursando, em 2023, o terceiro ano do ensino médio em escola pública;
- é de família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa (R$ 1.980,00) e que cursou o ensino médio completo em escola da rede pública;
- é indígena, quilombola, pessoa com deficiência, transexual, transgênero, travesti ou não binário que tenha estudado todo o ensino médio em escola pública.
Também tem direito à isenção quem foi bolsista integral em escola da rede privada e está nessas condições listadas e quem é estrangeiro e está no Brasil na condição de refugiado, asilado, apátrida ou com qualquer outro visto de acolhida humanitária.
INSCRIÇÕES ABERTAS
A UFGD está com inscrições abertas para o Vestibular 2024 (PSV 2024 - Geral) e o Vestibular da Licenciatura em Letras-Libras (Língua Brasileira de Sinais). Esses dois processos seletivos oferecem 816 vagas em 33 cursos.
As provas de redação e objetiva do Vestibular Geral (PSV 2024) acontecerão das 13h às 18h30, no dia 22 de outubro, nas cidades de Campo Grande, Dourados, Nova Andradina, Três Lagoas e Naviraí; já o de Licenciatura em Letras-Libras, que aplicará somente a prova de redação, acontecerá em Dourados e Campo Grande.
COMPROVAÇÃO NA HORA DA MATRÍCULA
Para evitar fraudes na política de cotas, na hora da matrícula, quem for convocado para ocupar as vagas para negros pelo sistema de reserva de vagas, terá sua autodeclaração confirmada pela Comissão Geral de Heteroidentificação da UFGD. Esse procedimento levará em conta características fenotípicas do candidato (como aspectos da pele, cabelo, nariz, boca e demais traços comuns a pessoas pretas e pardas), não sendo analisadas características genotípicas (descendência) ou informações de documentos (como certidão de nascimento).
Já os indígenas aprovados no vestibular deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou a declaração da liderança indígena atestando o seu pertencimento ao povo e/ou à comunidade indígena e a autodeclaração que está no anexo 10 do Edital de Divulgação PROGRAD n.º 32.
Os candidatos convocados para ocupar as vagas de pessoa com deficiência pelo sistema de reserva de vagas enviarão formulários e laudos médicos comprobatórios de sua condição, seguindo os procedimentos do Edital de Divulgação PROGRAD n.º 32.
Quanto à renda, somente quem se inscrever como membro de família com renda per capita menor que um salário mínimo e meio precisará apresentar documentos que confirmem sua situação econômica. Quem tem a família no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) irá apresentar o comprovante de inscrição e a folha resumo. O comprovante de cadastro pode ser emitido na página eletrônica: cadunico.dataprev.gov.br. Já a folha resumo é emitida presencialmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
A Secretaria Acadêmica da UFGD orienta os candidatos a não deixarem para última hora a aquisição desses documentos, sob o risco de não conseguirem obter a tempo durante o período de matrícula. Todos os detalhes sobre os dados que devem constar nesses comprovantes e o período de validade estão no Edital de Divulgação PROGRAD n.º 32.
Quem não está no CadÚnico, precisará enviar outros documentos e declarações, listados também no Edital de Divulgação PROGRAD n.º 32.
LINKS ÚTEIS
Como funciona o sistema de cotas
Página oficial do Vestibular PSV-2024/UFGD
Página oficial do PSVLetras-Libras–LICEaD-2024/UFGD