Para atender a comunidade surda e ampliar a acessibilidade em eventos ligados ao ensino, o deputado estadual Neno Razuk (PL) solicitou por meio de indicação que seja feito estudo de viabilidade técnica, para alteração do Estatuto dos Profissionais da Educação do Estado, criando o cargo de professor tradutor e Intérprete de Libras, para atuar tanto em sala de aula quanto em eventos ligados ao ensino, realizando a interpretação por meio de linguagem de sinais. Atualmente, a contratação destes profissionais é feita por meio de processo seletivo específico.
“O tradutor e intérprete de Libras é um ouvinte com proficiência em Libras e por meio dele é feita a tradução simultânea daquilo que é falado seja em sala de aula ou nos eventos que são ligados a educação e ensino, por isso é importante para ampliar a acessibilidade, garantir a inclusão e a qualidade de ensino aos estudantes da rede pública”, destaca Neno.
Conforme apurado, no quadro de professores do estado, não há função específica para a Educação Especial. “Atualmente a contratação é feita por processo seletivo especifico, assim com a regulamentação e criação do cargo, será possível a contratação de profissionais especificamente para atender à Educação Especial”, pontua o deputado, afirmando ainda que a adequação legislativa fortalece as políticas públicas e garante os direitos de aprendizagem e de educação de qualidade a crianças e estudantes atendidos pela Educação Especial.