Os candidatos ao Vestibular 2024 (PSV 2024 - Geral) e ao Vestibular da Licenciatura em Letras-Libras (Língua Brasileira de Sinais) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) têm até 6 de agosto para solicitar a isenção (gratuidade) da taxa de inscrição.
A taxa tem o valor de R$ 120, porém, existe a possibilidade de entrar com o pedido de gratuidade desse custo, quando o vestibulando está nas seguintes situações:
Assim, a UFGD ampliou os grupos com direito à isenção nos vestibulares de 2024, já que as edições anteriores envolviam somente o CadÚnico e a renda familiar.
COMO SOLICITAR
Para demandar esse benefício é preciso, primeiro, realizar a inscrição no vestibular, pela Área do candidato, e clicar em “ISENÇÃO”. Em seguida, o candidato vai preencher o formulário de isenção e enviar pela internet os documentos indicados no formulário. Ou seja, a partir dos dados que o candidato inserir no formulário é que o sistema vai indicar quais serão os documentos necessários para comprovar a situação econômica. Para facilitar, sete documentos estão disponíveis logo no início das páginas dos vestibulares; são as declarações de renda, de ausência de renda, de recebimento de pensão alimentícia, de estudante de escola pública, de identidade de gênero e de pertencimento étnico indígena ou quilombola.
No dia 22 de agosto, a UFGD vai divulgar a lista de pessoas que tiveram o pedido de isenção aceito (deferido). Quem tiver o pedido de isenção negado (indeferido) poderá pedir recurso nos dias 23 e 24 de agosto, com a possibilidade de mandar documentos que possam ter faltado no primeiro envio. Se mesmo assim o recurso não tiver sucesso, o candidato tem até 4 de setembro para fazer o pagamento da taxa de inscrição de R$ 120, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer agência bancária, durante o horário de expediente do banco.
Para entrar na UFGD, a única cobrança feita é essa taxa de inscrição no vestibular, já que todos os cursos são gratuitos, isto é, não é necessário o pagamento de nenhuma mensalidade.
VAGAS E PROVAS
Esses dois processos seletivos oferecem 816 vagas, são 786 vagas em 32 cursos de graduação presencial pelo Vestibular 2024 e 30 vagas pelo Vestibular da Licenciatura em Letras-Libras, que prioriza a entrada de estudantes surdos.
Muitas das pessoas que podem pedir isenção de taxa também têm direito a vagas reservadas (cotas) no vestibular. Do total de vagas oferecidas, aproximadamente 50% são reservadas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública, com recorte sobre a renda familiar e cotas para negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência, conforme o último censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a legislação sobre as cotas nas universidades federais.
As provas de redação e objetiva do Vestibular Geral (PSV 2024) acontecerão das 13h às 18h30, no dia 22 de outubro, nas cidades de Campo Grande, Dourados, Nova Andradina, Três Lagoas e Naviraí; já o de Licenciatura em Letras-Libras, que aplicará somente a prova de redação, acontecerá em Dourados e Campo Grande. A previsão é de que o resultado final seja divulgado em 15 de dezembro e o edital de convocação para matrícula em 17 de janeiro de 2024.
LINKS
Página oficial do Vestibular PSV-2024/UFGD
Página oficial do PSVLetras-Libras–LICEaD-2024/UFGD
Informações sobre os cursos