Para melhor atendimento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) o deputado estadual Neno Razuk (PL) solicitou por meio de indicação que sejam oferecidos cursos de capacitação aos profissionais de segurança pública, vinculados à Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública, para o atendimento às pessoas com TEA, seus familiares e responsáveis.
A indicação foi apresentada em plenário durante sessão na Assembleia Legislativa. “Muitas vezes autistas e seus familiares necessitam buscar os serviços das forças de segurança e precisam desse atendimento direcionado. Sempre lembrando que o autismo é uma condição neurológica que afeta a capacidade de comunicação e interação social das pessoas, e que pode levar a comportamentos estereotipados e repetitivos”, pontuou o deputado sobre a necessidade de capacitação dos profissionais para prestar esse tipo de atendimento.
Os cursos seriam oferecidos para Policiais Militares, Bombeiros Militares e Policiais Civis, para que estes estejam capacitados para lidar com as situações envolvendo pessoas com TEA. “Assim vamos garantir atendimento adequado e respeitoso. Os cursos de capacitação podem ser oferecidos de forma contínua e contemplar os temas como, os principais sinais e sintomas do TEA, as formas de comunicação alternativas para o atendimento, manejo de situações de crise e a abordagem adequada e respeitosa às pessoas com TEA em situações de segurança pública”, solicitou.