A Prefeitura de Dourados, através da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), prepara o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 2023. O Núcleo de Imunização recebeu do Ministério da Saúde informe técnico que orienta as ações no município e aguarda, para essa semana, o envio pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), das doses da vacina bivalente da Pfizer.
Para a “Nova Estratégia de Intensificação da Vacinação contra a Covid-19”, as equipes de enfermagem que serão responsáveis pela operacionalização da campanha passam, nesta semana, por capacitação técnica.
Diferente dos anos anteriores, essa nova ação de imunização contra covid-19 será desenvolvida em etapas e de forma escalonada, segundo orientação do Ministério da Saúde e discutida entre a SES e os municípios.
A primeira começa no dia 27 deste mês para pessoas de 70 anos ou mais, imunossuprimidos, indígenas, ribeirinhas, quilombolas e pessoas de 12 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, abrigados e seus trabalhadores. No dia 6 de março, na segunda fase, a vacina chega às pessoas de 60 anos ou mais e no dia 20, terceira fase, para gestantes e puérperas
As fases 4 e 5 começam no dia 17 de abril, com vacinas para trabalhadores de saúde, pessoas acima de 12 anos com deficiência permanente, população acima de 18 anos privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.
Segundo Edvan Marcelo Marques, coordenador do Núcleo de Imunização, a nova vacina da Pfizer estará disponível para as pessoas com o ciclo básico concluído. “Recebem as vacinas bivalentes pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes. Além disso, a dose só será aplicada após um período mínimo de quatro meses após a última dose de reforço ou última dose do esquema primário”, explica.