Crise na OAB Dourados: A Advogada e Professora Fabiana Correa, eleita vice-presidente da OAB Dourados em novembro de 2021 oficializou a sua saída após uma série de acontecimentos que, segundo ela, construíram um ambiente “hostil” dentro da OAB Dourados, inviabilizando a continuidade de sua participação junto à presidência da 4ª Subseção da OAB de Dourados e Itaporã. Em nota a OAB Dourados narrou que Dra Fabiana fez “acusações contra o presidente da Subseção” e que o Conselho da instituição “rejeitou as acusações feitas, pois não condizem com a verdade”, Dra Fabiana Correa compôs a chapa encabeçada pelo Advogado Ewerton Brito, atual presidente da OAB Dourados. Após sua saída, foi eleito, por aclamação, ou seja, sem voto da categoria, Dr Virgílio Bertelli. Em suas redes sociais, Dra Fabiana Correa recebeu grande apoio de colegas, alunos e amigos. A crise na OAB Dourados/Itaporã perpassa pela falta de transparência dos fatos, pois até então, o que se vê é uma narrativa unilateral e um sem fim de perguntas sem respostas.
Homofobia: A homofobia se perfaz em atitudes e sentimentos negativos, discriminatórios ou preconceituosos em relação a pessoas que sentem atração pelo mesmo sexo ou gênero, ou percebidas como tal.No caso da menina Sophia Jesus Ocampo, de 2 anos, vitima de maus-tratos e morta após ser estuprada o pai de Sophia acusa a mãe da criança de homofobia durante as tentativas de buscar pela guarda da menina. Jean Carlos Ocampo diz ter tentando a guarda da filha, mas “ela [mãe da menina] dizia que não deixaria a filha com dois homens”. O pai biológico relata que por meses buscou a polícia e o conselho tutelar, pois sua filha sempre aparecia com machucados pelo corpo. A homofobia estrutural do sistema silenciou Jean Carlos e condenou uma criança indefesa à morte.
Legislativo Douradense: A segunda-feira (6), marcou a volta do legislativo em vários municípios de Mato Grosso do Sul, com destaque para Dourados, segunda maior cidade do estado. Dentro dos destaques nessa retomada dos trabalhos, está o Vereador Maurício Lemes (PSB) que ocupou a tribuna na abertura solene do ano legislativo, falando em nome da base governista pelo bloco “Força e Ação”, Mauricio Lemes assumiu também a vice-presidência da Câmara e parece estar muito bem alinhado com o Prefeito Alan Guedes (PP). Na contra-mão das abonações e prolfaças o vereador Fábio Luis (Republicanos) colocou os pés no chão e lembrou a todos os presentes que já estamos no TERCEIRO ano do mandato da câmara, bem como do executivo, ultrapassando o que ele mesmo chamou de “período do teste e da paciência do povo”
Trânsito em Dourados: A cidade de Dourados registrou, em 2022, um aumento de 42% no número de pessoas que faleceram em decorrência de acidentes de trânsito, segundo dados da Agência Municipal de Trânsito (Agetran), foram 40 mortes ao longo do ano passado contra 28 em 2021, além disso, muitos adolescentes tem se envolvido , cada vez mais, em acidentes de trânsito onde conduzem veículos ilegalmente. Daí, vale avisar à população Douradense que enquanto o transito não vai muito bem, um escândalo insurgiu no Departamento de Trânsito e Transporte da Agetran, que está formalmente sem comando. A exoneração do cargo de provimento em comissão de Diretor de Departamento de Transporte e Trânsito foi feita a noite, após denúncia do site “Dourados Informa” que investigou a ausência de servidora nomeada em novembro para Agência Municipal de Transportes e Trânsito, segundo a matéria a servidora ainda não teria comparecido ao novo local de trabalho e seguia como secretária do procurador-geral do município, Paulo César Nunes da Silva. É cada coisa…
Marçal em primeiro e Alan em Último: Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Resultado (IPR) e pelo jornal Correio do Estado, no período de 24 a 28 de janeiro deste ano, com moradores do município de Dourados com 16 anos ou mais, revelaram que o radialista Marçal Filho (PP) seria eleito prefeito com 35,48% da preferência dos entrevistados. O deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) apareceu em 2º lugar, com 14,52%, enquanto o vice-governador José Carlos Barbosa (PP), o Barbosinha, aparece com 13,23%. Logo em seguida vem a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), com 12,90%, e o ex-candidato a senador pelo PT Professor Tiago Botelho, com 6,45%. O fiasco da primeira pesquisa ficou nas mãos do atual prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP) que apareceu na ultima colocação, com 5,16% da preferência dos entrevistados. 12,26% não souberam a resposta ou não quiseram responder. Será que vai ter como reverter ou a população já desaprovou o jovem prefeito do Progressistas?