Após a quarta-feira (11) registrar mais de 40 mm de chuva, a quinta-feira (12) não registrou precipitação pluviométrica em Dourados, apesar de um alerta de tempestade ter sido divulgado na data e, para esta sexta-feira (13), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu novo alerta para Dourados e vários municípios de Mato Grosso do Sul.
Conforme a publicação, perigo de tempestade é iminente, com chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Diante das condições climáticas, o instituto alerta para risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Conforme é possível notar no mapa, o alerta é válido além de Dourados, para cidades como Aquidauana, Bela Vista, Campo Grande, Coronel Sapucaia, Douradina, Glória de Dourados, Juti, Jardim, Jaraguari, Porto Murtinho, Rio Brilhante e várias outras.
Entre as orientações para a população, o órgão ressalta não se abrigar embaixo de árvores, torres de transmissão e placas de propaganda, se possível desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Para mais informações os contatos são: Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Estimativa
Para todo o mês de janeiro, Dourados tem média prevista de chuva de 164.9mm. Conforme o Guia Clima, até o momento, o registro é de 79.2 mm.