Na manhã desta quarta-feira (11), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou novo alerta de risco de tempestade para extensão geográfica que abrange a região central de Mato Grosso do Sul, incluindo Dourados e outras 48 cidades.
O aviso menciona risco de ocorrência de chuva volumosa de até 60 milímetros em uma hora ou de até 100 milímetros em um único dia, além de ventos intensos e queda de granizo.
Há ainda risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O aviso emitido com base em informações do Alert-AS (Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul) possui vigência até as 9 horas (de MS) desta quinta-feira (12).
Chuva de ontem
A chuva que passou por Dourados nessa terça-feira (10) totalizou 12,2 milímetros, segundo apurado pelo Guia Clima, plataforma de monitoramento agroclimático da Embrapa Agropecuária Oeste.
A cidade acumula 37,2 milímetros de chuva neste mês, atente a média esperada para janeiro em Dourados, de 164,9 milímetros.
Previsão do tempo
Previsão meteorológica do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) indica a possibilidade de chegada de mais chuva em Dourados nesta quarta-feira (11) e nos próximos dias.
Para hoje a estimativa é de 70% de chance de ocorrerem pancadas de chuva na cidade a tarde e a noite.
Já nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (13) a probabilidade de chuva em Dourados é de 90%, ainda segundo previsão do CPTEC.