A FALÊNCIA
A falência do município de Naviraí foi anunciada pela Prefeita Rhaiza Matos, por meio do Decreto 107/2022 que dispõe sobre adoção de medidas de contenção de despesas a serem adotadas pela Administração Municipal, objetivando o equilíbrio financeiro e ajuste fiscal das contas públicas.
Após 1 ano e 9 meses da gestão da Prefeita Rhaiza, que recebeu a prefeitura de Naviraí com milhões de reais em caixa para investir na cidade, hoje a Prefeita decidiu cortar de quem mais precisa, ou seja, dos servidores públicos. O município agora está com dificuldades financeiras e não consegue pagar horas extras para os servidores que ajudam a melhorar a prestação de serviço público para a população. São auxiliares de enfermagem, auxiliares de dentistas, auxiliares de limpeza, operadores de serviços públicos, e muitos outros servidores pedem socorro para manter os serviços extras, uma vez que precisam para complementarem seus baixos salários.
Vale lembrar que a prefeita Rhaiza concedeu dois aumentos em 2022 nas gratificações de seus gerentes, um no inicio do ano elevando para 75% a gratificação e as vésperas da campanha eleitoral subiu para 100% a gratificação de todos os gerentes desde primeiro ao terceiro escalão.
DO LIXO AO LUXO
A situação está tão calamitosa que nem os serviços básicos conseguem realizar, caminhões de lixo estão parados por falta de manutenção e o serviço de coleta de lixo regrediu, voltando a coletar com caminhão caçamba e trator. Mas vale lembrar que no início da gestão da Rhaiza Matos, ela cancelou uma licitação de um caminhão de lixo, e por mais que os vereadores pediram para manter a compra do caminhão, ela não quis e teve que devolver os recursos para Funasa sob alegação que o caminhão era pequeno para a cidade. Como se não bastasse o descaso e a irresponsabilidade com os servidores e a população, a prefeita, mesmo sabendo da situação financeira do município resolveu locar veículos de alto padrão, carros luxuosos, com Blazer, Hillux e Corolla para ela e seus gerentes de alto escalão desfilarem pela cidade e viajarem com diárias gordas.
FALTA TUDO
Além de tudo isso, os vereadores reforçaram em plenário na sessão legislativa desta semana a falta de medicamentos na farmácia municipal e ausência de médicos especialistas “há meses falta tudo, falta dipirona, paracetamol, prednisona, ibuprofeno, losartana, falta médico, falta veículo pra transportar paciente, falta tudo”.
Muito além, os vereadores, que representam a voz do povo, disseram que a cidade está parecendo um queijo suíço de tanto buraco nas vias públicas.
DE HERDEIRA À RAINHA DO CAOS