O Aeroporto Municipal de Dourados está passando por obras de ampliação e melhorias com previsão de conclusão no início do ano que vem. Nesta sexta-feira (17), o prefeito Alan Guedes acompanhou visita de vistoria técnica do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, ao local. O governador Reinaldo Azambuja também esteve presente, além de outras autoridades como a senadora Soraya Thronicke, o secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, vereadores e secretários municipais.
Apesar do tempo chuvoso, a visita técnica foi mantida com passagens pelos pontos onde a obra de ampliação da pista está acontecendo. O setor de engenharia e obras do Exército Brasileiro é o responsável pelas intervenções em convênio firmado com o Ministério de Infraestrutura, com investimento previsto inicialmente de R$ 49 milhões, mas que pode chegar aos R$ 75 milhões com o que o ministro chamou de “reequilíbrio do contrato”.
De acordo com o ministro, a ampliação faz parte de projeto da pasta de Infraestrutura de melhorar terminais em todo o interior do país. “Aqui em Dourados a gente tinha a necessidade de ampliar o aeroporto. Agora vamos ter uma pista nova, ajustando todo o recapeamento para dar ainda mais segurança na operação e ideia é que a gente possa avançar com o novo terminal de passageiros e no pátio”, explica Sampaio.A previsão é que a obra esteja pronta entre dezembro deste ano e janeiro de 2023 e este cronograma está sendo seguido. “A gente precisou fazer uma adequação com relação a surpresa que nós tivemos na cabeceira onde foi encontrado um lençol freático e o tempo também não tem ajudado muito, mas trabalhamos com um novo cronograma que será seguido para termos o aeroporto enquanto antes liberado”, completa o ministro.
Satisfeito com o que acompanhou durante a vistoria, o prefeito Alan Guedes pontuou a importância de se ter o aeroporto liberado para a população e o efeito positivo que trará não apenas ao município, mas para toda Grande Dourados. “Essa é uma obra fundamental para o desenvolvimento da cidade que é capital de uma grande região com aproximadamente um milhão se sul-mato-grossenses. O aeroporto, antes do fechamento provocado pela pandemia da covid-19 tinha cinco voos diários para São Paulo o que representava muito para a economia, não apenas pelo trânsito de pessoas, mas de carga também. A retomada da operação é primordial para que possamos nos consolidar como polo regional”, afirma o prefeito de Dourados.
A análise é a mesma do governador Reinaldo Azambuja, destacando a parceria entre o município, governo e ministério para que a obra pudesse estar encaminhada para ser entregue assim que possível. “O importante é que essa obra será concluída e teremos um aeroporto melhor com uma pista muito mais moderna para uma região que talvez seja a que mais cresce no Brasil”, resume.