Foi aprovada em primeira discussão a proposta do deputado estadual Neno Razuk (PL) para que Mato Grosso do Sul tenha campanhas de sensibilização sobre a Síndrome do Ovário Policístico (SOP). O projeto foi apresentado no Dia da Mulher e a aprovação hoje (29) coroa o mês de março, dedicado à conscientização de políticas públicas voltadas para elas.
“O sonho de ser mãe faz parte da vida da maioria das mulheres, mas muitas não conseguem realizar por problemas que, se tratados, possuem chances de “cura”. E um desses casos é a SOP. Fiquei muito sensibilizado ao ouvir relatos de mulheres”, destacou Neno Razuk.
Esse é um distúrbio hormonal que atinge 13% das mulheres em idade fértil. A campanha orientativa está prevista no Projeto de Lei 49/2022, e será realizada, anualmente, na segunda semana de março, ou seja, no mês que é alusivo às mulheres.
A doença atinge parcela significativa da população feminina. “Segundo o que pesquisamos para o projeto, os índices mostram que 13% das mulheres em idade fértil são acometidas desse problema. No Brasil, são contabilizados 2 milhões de casos novos anualmente. A Semana de Conscientização vai contribuir para alertar a população sobre os sinais, os sintomas e a importância do diagnóstico precoce, favorecendo, como consequência, o sucesso no tratamento”, afirmou.
A SOP é uma “patologia endocrinológica que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho, além de trazer diversos sinais físicos, como atrasos na menstruação, aumento de pelos no rosto, seios e abdômen, obesidade, acne e em casos mais raros a queda de cabelo.”
A proposta agora segue para segunda discussão e caso aprovada para sanção do Governador Reinaldo Azambuja.