O Ubiratan Esporte Clube, time de futebol fundado em 1947, em Dourados, completou 75 anos de história no último dia 5 de fevereiro. Popularmente conhecido como o Leão da Fronteira, é tricampeão estadual em Mato Grosso do Sul, sendo que a última conquista da Série A foi de forma invicta. Além disso, também foi campeão da Série B em 2013.
Apesar de atualmente estar afastado das competições no âmbito profissional, o Ubiratan, administrado pelo presidente Joaquim Soares, ex-vereador e desportista apaixonado, o clube segue com trabalhos nas categorias de base e projetos sociais, além de manter eventos na sede como shows, bailes, apresentações e outras atividades.
“Nossas escolinhas sempre foram tradicionais e já foram coordenadas por nomes importantes do futebol douradense, como Careca e Merci, ex-jogadores. Careca, inclusive, fez parte da época de ouro do Ubiratan e jogou com outros caras extremamente talentosos. Hoje o projeto é coordenado pelo Dênis [Silva], ex-jogador, que também coordena o time de veteranos de ex-jogadores que faz jogos comemorativos muito importantes para manutenção da história”, afirmou.
Títulos Estaduais
O Ubiratan conquistou seu primeiro título estadual em 1990. Na época, o Leão da Fronteira encarou na semifinal o Costa Rica. No primeiro jogo no Estádio Douradão, em Dourados, venceu por 1 a 0 com gol de Cocan. Na volta, no Laertão, em Costa Rica, segurou um empate de 0 a 0 que o levou para a grande decisão contra o Naviraiense.
O Naviraiense era a equipe de melhor campanha da 1ª fase e chegava forte. No entanto, o Leão estava ainda mais preparado e venceu o primeiro jogo em casa, por 1 a 0, e depois garantiu o título com um empate sem gols em Naviraí. Já em 1998, no segundo título, teve uma tarefa ainda mais difícil, pois a competição contou com 21 times.
Na decisão o Ubiratan acabou enfrentando o Chapadão do Sul. No primeiro, em Chapadão, o time da casa venceu por 1 a 0 , obrigando o Leão a vencer na volta com pelo menos dois gols de diferença. Graças à atuação de Fialho que, inspirado, fez um gol de falta e outro de pênalti no segundo tempo, levando os torcedores douradenses ao delírio.
Por fim, em 1999, comandado pelo técnico Nei César, o Ubiratan voltou à glória sendo campeão invicto. Na final, em uma disputa de melhor de 3, o Leão venceu o Comercial por 1 a 0, empatou o segundo jogo em 0 a 0 e empatou novamente em 1 a 1, garantindo o terceiro e incontestável título. O clube ainda foi vice em 1988 e 2000.
Depois, ficou por 11 anos afastado do profissionalismo e retornou em 2013, quando conquistou a Série B diante do Costa Rica. A equipe sul-mato-grossense também participou de campeonatos em âmbito nacional, tais como o Campeonato Brasileiro Série B,Campeonato Brasileiro Série C, Copa do Brasil e Copa Centro-Oeste.
Programação de aniversário
Joaquim Soares disse que o Ubiratan preparou uma série de atividades alusivas ao aniversário. A primeira delas foi a reabertura das aulas nas escolinhas de futebol, coordenadas pelo ex-jogador Dênis Augusto, bicampeão estadual. Os trabalhos foram retomados exatamente no dia 5 de fevereiro.
“Também estamos trabalhando com o projeto do Encontro de Gerações e também com o resgate da história da equipe”, destacou Joaquim, lembrando que o Encontro de Gerações, que é realizado na sede social, tem importância para a cultura de Mato Grosso do Sul. “Os principais artistas do Estado fizeram shows no nosso clube. Estamos dando oportunidade para artistas locais, pratas da casa, com o objetivo de apoiar e incentivar a cultura”, pontuou.