Após receber inúmeras reclamações da população quanto ao envio imediato de débitos referentes às contas de energia encaminhadas para protesto pela Energisa-MS, o deputado estadual Capitão Contar (PSL) apresentou uma indicação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul solicitando que a concessionária de energia estude a possibilidade de suspender tal procedimento ou conceda maior prazo para pagamento das faturas vencidas.
Na justificativa, o parlamentar pede a sensibilidade da Energisa nesse momento de crise econômica, reflexo da pandemia por Covid-19, que a população está vivendo.
Além da dificuldade de honrar com o pagamento em dia das contas, com o envio das dívidas para protesto, os consumidores se deparam com taxas altíssimas nos cartórios, que chegam muitas vezes a ser maiores que o valor devido pelo consumo.
“Nos sensibilizamos com a população sendo penalizada em um momento tão difícil, de recuperação econômica. O cidadão quer pagar suas contas, mas enviar, imediatamente, a dívida para o protesto vai dificultar o orçamento da família, prejudicando ainda mais a situação. Por isso pedimos à Energisa que seja sensível ao momento em que vivemos e conceda mais tempo para as pessoas pagarem as dívidas", pede Contar.