O pagamento do 13º salário em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, durante os meses de novembro e dezembro, deve somar R$ 171 milhões nas esferas pública e privada. É o que aponta um estudo feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec) do município, com base nos dados do Ministério do Trabalho e Previdência e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
"O levantamento da Sedetec apontou que a variação financeira em relação à gratificação anual efetuada, no intervalo justamente de 2019 a 2021, sofrerá um acréscimo de 19,5%", conforme informou a assessoria de imprensa.
Segundo os dados do Caged, Caruaru ocupa a terceira posição entre os municípios que mais contrataram no estado, no acumulado do ano e nos últimos 12 meses.
"De acordo com a Lei nº 4.090/1962, todos os trabalhadores formais têm direito ao 13º salário após 15 dias de trabalho. Depois desse período, o valor já é contabilizado como um mês inteiro. Ele é uma remuneração extra, que é paga no fim do ano e corresponde a um salário de um mês trabalhado na empregadora. Vale ressaltar que as regras relacionadas a esse benefício não foram alteradas pela Reforma Trabalhista, sendo obrigatório para as mesmas".