O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) realiza desde esta segunda-feira (8) uma fiscalização em quase 500 escolas estaduais e municipais de todo o estado para verificar a situação desses locais depois da volta às aulas 100% presenciais na rede pública.
Segundo o órgão, essa é a maior operação do tipo já realizada pelo TCE. Entre as 348 cidades paulistas visitadas pelos fiscais, 25 estão localizadas no centro-oeste paulista e, de acordo com José Paulo Nardone, diretor regional do TCE, foram verificadas diversas infrações. O balanço final deve ser divulgado nesta semana.
Entre as irregularidades verificadas estão escolas sem condições adequadas de acessibilidade, com falta de AVCB (laudo do Corpo de Bombeiros) em grande parte, aparelhos novos adquiridos e não instalados, como ar-condicionado, bebedouros, computadores, banheiros sem condições de uso, entre outras.
Além de problemas estruturais em pisos, telhados, quadras, salas de aula, fiscais também encontraram muito lixo e mato, podendo atrair animais e insetos nocivos à saúde, e dejetos de pombos.
Também houve problemas em material de apoio à prevenção da Covid-19, como falta de termômetro, de álcool gel e máscaras.
Segundo Nardone, agora o TCE irá notificar os responsáveis para se manifestar em relação aos apontamentos, justificando-se e indicando as ações de correção que irão adotar.