A rede de supermercados arrecadou 128,5 quilos de alimentos, 8632 peças de roupas e sapatos, e 7021 produtos de higiene para ajudar 11 entidades que prestam atendimentos sociais à população de baixa renda em Campo Grande. Entre os dias 14 de junho e 18 de julho, clientes e funcionários do Comper fizeram as doações nos pontos de coleta distribuídos em todas as lojas.
Conforme Fernanda Bardauil, gerente de relacionamento do Comper, cada loja foi representada por uma instituição, cujos responsáveis mostraram aos clientes e funcionários um pouco das ações desenvolvidas nesses locais. “Os representantes também se responsabilizaram em recolher as caixas com as doações, ajudados pelo pessoal do SAC”.
Neste ano, o Comper abriu suas portas para as entidades AAPC (Associação de Apoio de Pacientes com Câncer Amigos do Chitão) na loja Rui Barbosa, AACC (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer) na São Francisco, Amigos do Jacaré no Hiper Center Jardim dos Estados, ACA (Amigos da Criança e do Adolescente) na loja Zahran, Abrapec (Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer) no Comper Ypê, enquanto a AFIM (Associação Redentorista Filhos de Maria) arrecadou os agasalhos, alimentos e produtos de higiene na loja Brilhante.
Já a LBV (Legião da Boa Vontade) teve ponto de coleta na loja Tijuca, sendo que no Comper Joaquim Murtinho a UAIFA I (Unidade de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias), antigo Cetremi (Centro de Triagem e Encaminhamento do Migrante e População de Rua), foi representada. Na unidade Euler de Azevedo, a Associação Fraternidade Despertar marcou presença, no Comper Spipe Calarge foi o Iappec (Instituto de Apoio e Proteção à Pesquisa, Educação e Cultura), que desenvolve ações sociais na favela Morro do Mandela, e na loja Tamandaré a Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande).
A entidade Amigos do Chitão, que presta atendimento a pessoas com câncer e seus familiares, foi a que mais arrecadou alimentos e produtos de higiene: 124,4 quilos e 6735 unidades, respectivamente. Para a assistente social Fabricia Borges, “a parceria com o Comper abriu grandes portas e gerou visibilidade, foi uma oportunidade maravilhosa para podermos ajudar quem precisa. Além do público que atendemos, também realizamos ações em comunidades carentes, como Tia Eva e favela Morro do Mandela. Temos muito a agradecer aos clientes e funcionários que nos acolheram muito bem e incentivaram a campanha”.
Atualmente, a AAPC presta atendimento a mil pessoas mensalmente, com hospedagens e alimentações gratuitas a pacientes com câncer e seus acompanhantes, oriundos de diversos municípios sul-mato-grossenses que precisam se deslocar a Campo Grande em busca de tratamento. Além disso, a associação possui quatro casas em Barretos, São Paulo, para acomodar pacientes que recebem o tratamento lá.
A Fraternidade Despertar, que luta pelas reivindicações e interesses da população, almejando a conquista de melhores condições de vida, foi a que arrecadou mais roupas, agasalhos e sapatos, totalizando 2664 unidades. Localizada na rua São Carlos, 577, bairro Santa Luzia, a instituição promove a defesa e a garantia de direitos em todos os aspectos sociais ao usuário por meio de assessoria e consultoria jurídicas gratuitas, realiza atividades esportivas e paradesportivas, com finalidades educativas e culturais, inclusive idealizando projetos no segmento dos esportes.