A Prefeitura do Rio divulgou, na manhã desta sexta-feira (7) no Diário Oficial, algumas mudanças nas medidas de restrição para combater a Covid-19. Praias, parques e cachoeiras não foram mencionados no documento, mas segundo a prefeitura, estão liberados também nos finais de semana e feriados. Antes, só era permitido frequentar esses espaços nos dias úteis.
Em entrevista nesta manhã, o prefeito Eduardo Paes negou que tenha havido um recorde casos nas últimas 24 horas, conforme divulgado na quinta-feira (6). Segundo ele, o que aconteceu foi um acúmulo de casos causado por um atraso no processo de digitação das informações.
"Não houve ontem um recorde de casos. Esse recorde de casos na verdade é um registro recorde, mas ele foi distribuído ao longo dos dias que aconteceram. Os números nos mostram uma queda de casos, uma queda, graças a Deus, de número de óbitos, uma queda de números da urgência e emergência", disse Paes.
O prefeito negou também que as novas medidas divulgadas nesta sexta sejam um "liberou geral".
"Vivemos um momento melhor porque uma parte importante dos cariocas colaborou ao longo das últimas semanas. Então vamos continuar colaborando porque não tem 'liberou geral'".
O novo decreto também permite ambulantes nas praias e o estacionamento na orla. Já as áreas de lazer no Leblon e em Copacabana, na Zona Sul, podem reabrir aos domingos.
O documento cita ainda as casas de espetáculos, que podem voltar a funcionar, mas com 40% da capacidade. Já bares, restaurantes e quiosques não têm mais hora para fechar e podem ter música ao vivo até as 23h.
As academias, que podiam ter aulas coletivas com até 4 pessoas, agora estão liberadas a um indivíduo a cada quatro metros quadrados.
As medidas valem até o dia 20 de maio.
Prefeitura divulga novas medidas de restrição no Rio — Foto: Reprodução/TV Globo
O prefeito disse também que a nova variante do coronavírus em circulação no estado causa preocupação. A cepa recebeu o nome de P.1.2.
Segundo ele, foram identificados, nesta semana, 102 novos casos - sendo 101 moradores do Rio. No total, são 359 casos no município, sendo 299 moradores da cidade.
Paes disse também que foi identificado um caso da nova variante P.1.2.
Outra novidade anunciada pela prefeitura é que, a partir da próxima terça-feira (11), as aulas do ensino fundamental poderão voltar a ser presenciais.
A rede pública municipal tem 267 escolas com alunos do 6º ao 9º ano - ensino fundamental.