Os estabelecimentos comerciais atualmente autorizados a funcionarem em Dourados devem seguir novas normas publicadas em edição extra do Diário Oficial desta terça-feira (31).
Desde o dia 23 de março, ficaram determinadas as lojas e serviços que continuariam as atividades durante o período de quarentena para prevenção ao coronavírus (Covid-19).
Com as novas regras, as filas deverão respeitar o espaçamento mínimo de dois metros entre os clientes.
Também ficou definido que os empresários deverão limitar em 30% o fluxo de pessoas no interior dos estabelecimentos.
Assim, eles deverão organizar a entrada e saída de pessoas no espaço físico comercial para que sejam evitadas aglomeração.
As duas medidas são direcionadas principalmente ao ramo alimentício e outros tipos de comércios e serviços em que é comum o atendimento no local, como farmácias e agências bancárias, por exemplo.
Proibições como o consumo no local da compra continua valendo, além de ações de higiene voltadas a “prevenção ao contágio e contenção da propagação da infecção viral”, como disposto no decreto 2.480, publicado no dia 23 de março.
LIVE
A prefeitura exibiu uma gravação de mensagem de Dourados, Délia Razuk (PTB), à população durante transmissão ao vivo do Boletim Informativo sobre os trabalhos de prevenção ao coronavírus.
Na fala, a chefe do poder executivo municipal anunciou as disposições serão mantidas até o dia sete de abril. Data em que está prevista uma discussão para avaliar as possibilidades de flexibilização das medidas referente ao funcionamento do setor comercial na cidade.