Uma frente fria chega ao País a partir do próximo sábado, dia 8, e esta sexta-feira, dia 7, deverá ser o último dia de calor intenso antes de o Brasil ser refrescado da onda que vem atingindo as regiões desde o começo do ano. A frente fria promete atuar primeiro no Rio Grande do Sul.
A região Sul, que está sofrendo com uma onda de calor intenso, também será refrescada pela frente fria. No próximo domingo, dia 9, o Rio Grande do Sul terá máximas que não vão ultrapassar os 28°C. O avanço do ar polar entre os dias 10 e 13 de março provavelmente vai estabilizar a mudança no padrão atmosférico no País.
Em Santa Catarina e no Paraná, será possível observar a queda das temperaturas máximas, que devem cair entre 3°C e 5°C. O impacto no Sudeste será real, no entanto, pequeno, com variações menores de temperatura em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Durante o fim de semana, o sistema vai começar a avançar em direção ao Sudeste, com previsão de chegada na região para a próxima segunda-feira, dia 10. Além disso, a região também deverá enfrentar chuvas e temporais por conta do contraste entre o ar quente e o ar frio.