Seja bem vindo ao nosso site Dourados TV Exportiva News - douradostvexportivanews.com.br.

Dourados TV Exportiva News
Banner Cabecalho
Brasil

Mato Grosso do Sul investiga dois óbitos por suspeita de chikungunya

Publicada em 03/03/25 às 11:06h - 29 visualizações

por MIDIAMAX


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação, Sesau)

O clima quente e chuvoso, característico da verão, têm intensificado a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da , chikungunya e zika vírus. Em , dois óbitos estão em investigação por suspeita de chikungunya.

Somente nos primeiros dois meses de 2025, Mato Grosso do Sul contabilizou 2.122 casos prováveis, o que corresponde a uma média de mais de 34 noticiações por dia no Estado. O número de casos prováveis registrados neste ano, se aproxima do total de casos contabilizado durante todo o ano de 2024, quando o Estado teve 2.436 notificações.

Os dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde apontam que as mortes investigadas ocorreram nas cidades de Mundo Novo e Dois Irmão do Buriti. Vale lembrar que, no ano passado, MS teve apenas uma morte em decorrência da chikungunya.

Prevenção

O aumento da umidade e o acúmulo de água criam o ambiente perfeito para o desenvolvimento das larvas do Aedes aegypti e facilita a proliferação de doenças. Por isso, é fundamental que a população redobre os cuidados preventivos.

Em meio a alta incidência, a recomendação é implementar as seguintes ações:

  • Fumacê e bloqueios químicos: o serviço recorrente em diversos bairros de Campo Grande, com a utilização de máquinas de pulverização para combater a infestação do mosquito, com monitoramento constante das áreas de maior risco.
  • Mutirões de limpeza: ao longo de todo o ano, a Sesau realiza ações comunitárias para eliminar focos de proliferação do mosquito, com a participação ativa da população e voluntários.
  • Capacitação dos agentes de saúde: treinamentos contínuos têm sido empregados para os agentes de combate às endemias, visando otimizar o controle do vetor no município.

Os principais sintomas incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dor nas articulações e erupção cutânea. Além disso, a SES recomenda estar atento aos sinais de alarme, que podem incluir dor abdominal intensa, vômitos persistentes, diarreia, fadiga e sangramento de mucosas.

Além disso, a vacinação contra a dengue segue disponível para pessoas de 10 a 14 anos. O esquema vacinal inclui duas doses em um intervalo de três meses. A vacinação é uma das ferramentas para controlar a disseminação da doença.

Três morte por dengue em MS

Além da chikungunya, a dengue segue em alta em MS. Dados do boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) apontam 1.127 casos confirmados e 3.128 casos prováveis. Em todo o Estado, três óbitos foram confirmados em decorrência da doença. Outros dois estão em investigação.

Os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Três Lagoas e . Além disso, nos últimos 14 dias, Japorã e Paraíso das Águas registraram alta incidência da doença.

Em Campo Grande, há 67 casos em investigação, mas até o momento há 11 casos confirmados.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site Dourados TV Exportiva News
Visitas: 598716   Usuários Online: 12
Copyright (c) 2025 - Dourados TV Exportiva News

Seja bem vindo ao nosso site Dourados TV Exportiva News - douradostvexportivanews.com.br!