O futebol feminino do Brasil vai passar por mudanças nos próximos anos, a partir de 2025. Na última sexta-feira (17), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promoveu reunião virtual com os representantes dos clubes das três Competições Nacionais Femininas (Brasileirão A1, A2 e A3) e das Federações Estaduais. O presidente Ednaldo Rodrigues debateu com os participantes todos os pontos do calendário de 2025 e apresentou as novidades para a modalidade.
“O mais importante é que essa reunião gerou resultados significativos. O Brasileiro A1 e A2 serão ampliados nas próximas temporadas. O A1 terá 20 clubes até 2027. Já o A2 estará completo com 20 equipes até 2028. Além disso, aumentamos consideravelmente o número de partidas ao longo do ano, crescemos as competições de base, além de criar nova Copa do Brasil Feminina com 64 equipes", afirmou o dirigente.
Essas medidas afetam diretamente o Operário, atual campeão estadual. O Galo deve ter uma vaga na Copa do Brasil Feminina, que terá a primeira edição neste ano. A competição contará com a participação de 64 equipes das três divisões do Campeonato Brasileiro Feminino. Na primeira fase os 32 clubes da Série A3, onde está o time sul-mato-grossense, se enfrentam em confrontos eliminatórios em jogo único, avançando 16. Na segunda fase entram os 16 clubes da Série A2 e, na terceira fase, os 16 clubes da Série A1.
No Campeonato Brasileiro A3, o Operário terá três jogos na primeira fase, ao contrário do confronto eliminatório em ida e volta que havia até então. A divisão de acesso ao futebol feminino nacional já neste ano contará com uma mudança em sua primeira fase, onde os 32 clubes passarão a ser distribuídos em oito grupos de quatro clubes, e jogarão em turno único, aumentando assim a competição de 62 para 78 jogos. Para o ano de 2026, os jogos da primeira fase serão disputados em turno e returno, aumentando de três para seis jogos.
Futebol Feminino no MS
A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) segue essa tendência, ampliando as competições. Em 2024, o Campeonato Estadual foi disputado por nove equipes de sete municípios diferentes e a entidade busca ampliar esse número na atual temporada. Além disso, além do Estadual Feminino Sub-17, realizado pela primeira vez no ano passado, planeja a primeira edição do Sub-15. Abaixo dessa categoria, as competições Sub-13 e Sub-11 são abertas para equipes mistas.
“Vamos seguir promovendo e incentivando o futebol feminino em todo o Mato Grosso do Sul. Além do Estadual, a primeira edição do Sub-17, realizado no formato de festival, foi um enorme sucesso e neste ano planejamos competições assim em outras cidades. Em 2027 teremos a Copa do Mundo no Brasil e queremos aproveitar o momento para expandir o futebol feminino em todos os municípios”, completa o presidente interino da FFMS, Estevão Petrallás.