O melhor jogador de futebol do mundo voltou a ser brasileiro. Após 17 anos da premiação de Kaká, Vinícius Júnior foi coroado com o Fifa The Best em cerimônia realizada em Doha, no Catar, na tarde desta terça-feira, 17, pelo horário de Brasília.
A escolha pelo atacante revelado pelo Flamengo vem quase dois meses após a frustração do segundo lugar na Bola de Ouro, que ficou com Rodri, do Manchester City. Na ocasião, o brasileiro teve de se contentar com a segunda colocação, à frente de Jude Bellingham, também do Real Madrid.Em sua temporada dos sonhos, Vini esteve em campo em 49 partidas e balançou as redes 26 vezes (24 pelo Real Madrid e duas pelo Brasil), além de ter contribuído com 11 assistências (nove pelo Real). As atuações levaram o clube espanhol Supercopa da UEFA, La Liga, Supercopa da Espanha e da Liga dos Campeões da Europa.
Veja os gols mais importantes de Vini na temporada:
Girona – Campeonato Espanhol (24ª rodada)
O Real Madrid encerrou a temporada com 95 pontos e conquistou o 36º troféu da La Liga de sua história com incríveis 10 pontos de diferença para o vice-campeão, o Barcelona, que somou 85. A campanha, no entanto, contou com um momento chave para a ‘disparada’.
Após um início de campeonato surpreendente, o Girona aparecia na cola dos Merengues e parecia ser um candidato ao título espanhol. Mas na 24ª rodada veio o embate que separou as forças do País: Real Madrid e Girona entraram em campo no Santiago Bernabéu para definir o futuro da competição.
O resultado? 4 a 0 para os donos da casa com direito a show de Vinícius Júnior. Para acabar com qualquer tensão no confronto, o brasileiro abriu o placar com um golaço de fora da área logo aos seis minutos.
Ainda no primeiro tempo, aos 35, foi o responsável pela assistência que colocou Jude Bellingham em condições de marcar o segundo. Já na segunda etapa, aos 9 minutos, foi o responsável pela jogada do terceiro tento, marcado novamente pelo craque britânico. Rodrygo fechou a goleada aos 16.
2x Valencia – Campeonato Espanhol (27ª rodada)
Mais do que pelo futebol, a partida contra o Valencia marcou o retorno de Vini ao estádio Mestalla após os ataques racistas na temporada anterior. Com o empate em 2 a 2 no apito final, o duelo teve contornos de emoção e, novamente, o craque brasileiro decidindo.
Ainda no primeiro tempo, os donos da casa abriram 2 a 0 e indicaram que teriam uma vitória tranquila sobre o líder do campeonato. Vinícius, no entanto, tratou de impedir que isso acontecesse.
Nos acréscimos da etapa inicial, o brasileiro recebeu cruzamento de Rodrygo e colocou a bola no fundo da rede. Na comemoração, o camisa 7 levantou o punho cerrado (gesto antirracista) em direção aos torcedores do Valencia.
No segundo tempo, Vini mais uma vez aproveitou cruzamento e deixou tudo igual. O Real Madrid por pouco não chegou à vitória. Em lance polêmico, o juiz apitou o fim da partida durante bola levantada que resultou em gol de Bellingham, que não foi validado.
Barcelona – Campeonato Espanhol (32ª rodada)
Na tabela, a partida serviu ‘apenas’ para aumentar a vantagem do Real Madrid na liderança da La Liga. Para Vini, porém, o duelo marcou um dia especial. Com o gol de pênalti, o primeiro dos Merengues no jogo, o craque chegou aos 7 tentos contra o rival e se tornou o maior artilheiro brasileiro do ‘El Clássico’.
3x Barcelona – Supercopa da Espanha
Vinicius também brilhou além da La Liga. Na Supercopa da Espanha, Vinicius marcou um hat trick na vitória por 4 a 1 do Real Madrid sobre o Barcelona e garantiu mais um título para a galeria de troféus do Santiago Bernabéu.
O primeiro gol saiu logo aos 7 minutos de partida. Vini recebeu assistência de Bellingham, driblou o goleiro e abriu o placar. Pouco depois, aos 10, o brasileiro recebeu passe do compatriota Rodrygo e ampliou. O terceiro do camisa 7 saiu em cobrança de pênalti, aos 39.
RB Leipzig – Oitavas de final da Liga dos Campeões
Mas se tem uma competição que Vinícius Júnior gosta é a Liga dos Campeões. Com atuações decisivas, o brasileiro foi o grande responsável pela conquista do 15º troféu Merengue na competição.
No jogo de ida, o time de Carlo Ancelotti venceu o RB Leipzig pelo placar magro de 1 a 0. Na volta, em pleno Santiago Bernabéu, o 0 a 0 e o clima de tensão prevaleceram durante boa parte do confronto. Aos 20 da segunda etapa, porém, Vini recebeu passe de Bellingham e abriu o placar. O gol foi de extrema importância, já que os visitantes empataram logo na sequência e pressionaram até o apito final, mas sem sucesso.
2x Bayern de Munique – Semifinal da Liga dos Campeões
Após passar em branco nas quartas de final contra o Manchester City, quando Rodrygo foi o grande destaque, Vini voltou a decidir na semifinal. No duelo de ida, o brasileiro balançou a rede duas vezes e garantiu o empate em 2 a 2 contra os alemães.
O primeiro gol saiu aos 24 da primeira etapa. Toni Kroos deixou Vini na cara do gol e o brasileiro tocou no canto de Manuel Neuer para abrir o placar. Após a virada alemã, o camisa 7 converteu cobrança de pênalti e deixou tudo igual novamente, desta vez aos 38 da segunda etapa.
Após o empate na ida, o Real Madrid assegurou a classificação com vitória por 2 a 1 no Santiago Bernabéu. Os gols foram marcados por Joselu.
Borussia Dortmund – Final da Liga dos Campeões
Na última semana, Vini marcou três gols na vitória do Real Madrid por 5 a 2 sobre o Borussia Dortmund. Essa atuação, porém, não é a mais marcante do brasileiro contra os alemães.
Para definir o título da Liga dos Campeões, o camisa 7 marcou o segundo gol da vitória por 2 a 0 na grande final da competição, em Wembley, na Inglaterra. Aos 37 da segunda etapa, após saída errada do Borussia, Bellingham passou para Vini e o brasileiro marcou para assegurar a conquista espanhola.