A edição de 2024 do Campeonato Pan-Americano de Judô começa na próxima quinta-feira (28), em Cuba, e entre os representantes brasileiros estão os judocas sul-mato-grossenses. Concorrendo nas categorias sub-13 e sub-15, os lutadores tem se preparado diariamente para trazer a medalha para casa.
“Eu tô com muita expectativa, eu tô treinando muito porque eu quero muito conseguir pegar uma medalha de ouro nesse campeonato, eu só consigo pensar nisso, nessa competição o tempo inteiro”, contou a faixa laranja, Maê Müller.
Assim como Maê, Maria Eduarda Oliveira, faixa amarela, também vai disputar pela primeira vez o campeonato e está entusiasmada para trazer um ouro ao Brasil.
“Eu imagino um lugar com gente muito forte, realmente quero dar o meu máximo lá. É uma competição bem grande e eu realmente espero me dar muito bem”, contou.
Veterano entre os competidores, Cauã Yonaha, conquistou o bronze em 2023 e nesse ano quer ir ainda mais além. “Eu tô indo agora pra buscar o ouro”.
Para garantir a classificação nos jogos pan-americanos em Varadeiro, Cuba, os atletas tiveram que suar bastante dentro e fora dos tatames. Com o apoio dos familiares, os atletas venderam bala, fizeram rifa e fizeram até ação nas redes sociais para levantes o dinheiro.
Ao todo, mais de R$ 7 mil foram arrecadados para passagem, hospedagem e inscrição dos atletas.
“Eu bato no peito e falo que daqui vai sair campeão, vai sair medalhista, eu acredito que aqui todos vão voltar com medalha, se Deus quiser”, afirma Cauã, faixa marrom em judô.