O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais (SEAF/SEMADESC) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), está realizando cadastros para o Programa Fomento Rural no município de Corumbá, MS.
O Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais (ou Programa Fomento Rural) combina duas ações: acompanhamento social e produtivo e transferência direta de recursos financeiros não-reembolsáveis, no valor de R$ 4,6 mil, para que as famílias rurais mais pobres desenvolvam seus projetos produtivos para fortalecer a agricultura familiar e promover o desenvolvimento rural sustentável. O objetivo principal é auxiliar na produção de alimentos e garantir que as famílias tenham um suporte financeiro e técnico para desenvolver suas atividades.
O Programa Fomento Rural pode apoiar uma grande diversidade de projetos.
Agropecuários (ex.: criação de pequenos animais, cultivo de hortas) ou não-agropecuários (ex.: artesanato, salão de beleza, produção de polpas); Realizados por uma família ou por um coletivo de famílias; e Simples (com apenas uma atividade produtiva, por exemplo: criação de galinhas) ou combinados (com mais de uma atividade, por exemplo: horta e panificação).
Quem pode utilizar este serviço?
As famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único, ser residentes no meio rural e estar em situação de pobreza (renda mensal até R$ 218,00 por pessoa da família). Em geral, são famílias da agricultura familiar ou de povos e comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas e extrativistas.
Importante: Não há impedimento para uma família que recebe Bolsa Família receber também o Fomento Rural, e ela não perde o benefício do PBF.
Esta ação conta com apoio da AGRAER e Prefeitura Municipal, que estão empenhados. Juntos, eles estão dando continuidade aos cadastros, assegurando que ninguém fique de fora.