O Campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizou na quarta e quinta-feira, 3 e 4, o Festival Gametiva, com artistas e desenvolvedores de jogos digitais. Os visitantes podem experimentar 12 jogos, a maioria desenvolvida por estudantes do curso superior de tecnologia em Jogos Digitais da instituição.
Além da exposição de jogos desenvolvidos em Mato Grosso do Sul, o festival permitiu a interação com desenvolvedores em sessões de perguntas e respostas, e tem ainda distribuição de brindes e espaço dedicado a artistas regionais.
Sete games do IFMS apresentados no Gametiva foram desenvolvidos por estudantes do curso de Jogos Digitais do IFMS no GameLab, um laboratório de desenvolvimento de jogos do Campus Dourados.
"O GameLab permite que nossos estudantes desenvolvam desde o enredo e a modelagem até a programação final dos jogos, muitos dos quais são frutos de parcerias com órgãos públicos e projetos de iniciação científica", explica o docente.
Rodrigo Devigo, coordenador do curso, ressalta que o laboratório é fundamental no processo de criação dos jogos.
"O GameLab permite que nossos estudantes desenvolvam desde o enredo e a modelagem até a programação final dos jogos, muitos dos quais são frutos de parcerias com órgãos públicos e projetos de iniciação científica", explica.
Um dos jogos que esteve no festival é o 'Pantanal Hero', no qual uma capivara heroína se rebela contra lenhadores e caçadores no Pantanal. O game é resultado de um projeto de iniciação científica.
Os visitantes também puderam conhecer o 'Eu no trânsito', criado conjuntamente com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Dourados como uma ação educativa; e o 'Desafio zero dengue e zere o foco', que tem o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para ensinar as crianças a identificar e eliminar focos do mosquito da dengue.