Mesmo com a chuva e a aproximação de um frente fria no fim de semana, os incêndios ainda consomem áreas de Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal em diferentes regiões de Mato Grosso do Sul. Nesta segunda-feira (16), bombeiros atuam contra o fogo em seis áreas distintas do estado.
Na semana passada, o fogo chegou a se alastrar por todas as regiões de Mato Grosso do Sul. Das 79 cidades, 32 registraram focos de incêndios na última quinta-feira (12) . Desde junho deste ano, 12 cidades do estado estão em situação de emergência por causa dos incêndios florestais.
No vídeo acima, é possível ver o trabalho dos brigadistas em três regiões de Mato Grosso do Sul. Em Costa Rica, ao norte do estado, o fogo tem ameaçado uma área de Cerrado. No sul, em Naviraí, bombeiros trabalham há quase um mês para apagar as chamas que destroem o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.
No Pantanal, em Corumbá, os bombeiros que estão em campo tentam fazer aceiros e linhas de defesa capazes de impedir que o fogo avance. Os militares continuam no local fazendo o monitoramento na região chamada de Nabileque, que é uma das microrregiões do bioma e fica próximo ao Buraco das Piranhas, local frequentado por turistas e pescadores.
Na fronteira entre Brasil e Bolívia, próximo a comunidade indígena Guató, 12 brigadistas seguem em alerta para impedir que o fogo avance rumo a Serra do Amolar. A área é considerada Patrimônio Nacional da Humanidade. Os combatentes trabalham abrindo aceiros para que o incêndio não atinja o santuário do Pantanal.
Segundo comunicado dos Bombeiros, as chuvas ajudaram o controle do fogo, mas não foi em quantidade suficiente. Em algumas regiões, não houve registro de chuva.
Veja abaixo os pontos de combate dos Bombeiros em todo estado: