Assembleia geral, realizada na manhã desta segunda-feira (01), marcou o fim da greve dos técnicos administrativos da UFGD e do Hospital Universitário.
A deliberação da assembleia seguiu o encaminhamento da FASUBRA (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil), que assinou o termo de acordo com o Governo Federal na última quinta-feira (27).
As atividades de trabalho retornam amanhã, terça-feira, e a direção do sindicato vai se reunir ainda hoje com integrantes da reitoria para discutir temas relacionados ao retorno dos trabalhos.
Em assembleia anterior, no dia 27, os grevistas da UFGD havia decidido rejeitar a proposta de assinatura do acordo com o Governo Federal. Porém, a maioria da FASUBRA decidiu favoravelmente aos termos do acordo e, então, ele foi assinado em Brasília na presença da Ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, e do Ministro da Educação, Camilo Santana, junto a representantes sindicais, tanto dos técnicos quanto dos docentes das instituições de ensino superior.
Entre outros pontos importantes da negociação, ficou acordado o reajuste salarial dos servidores de 9% em janeiro de 2025 e 5% em abril de 2026. Apesar dos protestos da categoria para que houvesse reajuste já em 2024, o governo não atendeu a essa reivindicação.
Em nota publicada hoje, o SINTEF agradeceu o empenho de todos os servidores pela intensa mobilização realizada desde o início de 2024 na campanha salarial, reconhecendo que os avanços das negociações só foram possíveis pela pressão da greve.