Redação –
No próximo sábado (270, ocorrerá a 12ª Edição do Concurso Miss e Mister Indígena de Dourados, cujo evento visa promover a beleza, cultura e tradições das comunidades originárias.
Os participantes do concurso desfilarão com trajes típicos de suas respectivas cultura indígenas, representando os povos Guarani, Terena e Kaiowá, residentes nas aldeias da Reserva Indígena de Dourados.
De forma inovadora em relação as outras edições do concurso, os trajes típicos foram produzidos pelos próprios candidatos, em oficinas oferecida pela organização, os quais forma contemplados na Lei Paulo Gustavo (Lei nº 195/2022), intitulada Ñañemonde Porã (nos vestindo bem) as roupas típicas que inclui as vestimenta tradicionais, acessórios e pinturas corporais que representam a identidade étnica e cultural de cada concorrente, foi pensada após cada um deles terem escutas com anciões indígenas de cada etnia.
Em celebrações ao dia dos povos indígenas, comemorado no último dia 19 deste mês de abril, estão sendo disponibilizados nas redes sociais do evento, informações, fotos e vídeos de cada concorrente do concurso, onde eles têm a oportunidade de se apresentar, falar o porque querem conquistar o título de Miss e Mister, além de poderem promover sua língua materna, com a garantia de tradução para os que não conhecem a língua indígena.
Os vencedores recebem prêmios simbólicos e a oportunidade de representar suas comunidades em eventos culturais, sociais e ambientais.
Para acompanhar, basta seguir a página @belezaIndigena no Facebook e @missemisterrid no Instagram.