Os clubes sinalizaram com preocupação a onda crescente de mensagens de ódio e ameaças nas redes sociais
A Federação Paulista de Futebol e os oito clubes classificados para as quartas de final do Paulistão Sicredi 2024 aproveitaram os momentos que antecedem as decisões do fim de semana e lançaram uma campanha de combate à intolerância e violência no futebol.
“Menos ódio, mais futebol” é o grito de alerta que representa a campanha. O objetivo é ter inserções especiais nas transmissões dos jogos, nas redes sociais dos clubes e da FPF, além de ações especiais nos jogos que começaram ontem(16).
Os departamentos de comunicação e marketing dos clubes e da FPF foram os principais responsáveis pela criação do projeto. Os clubes sinalizaram com preocupação a onda crescente de mensagens de ódio e ameaças nas redes sociais.
Tantos o oito clubes, bem como a FPF pretendem combater os discursos de ódio não apenas entre torcidas, mas também em situações em que os atletas e seus parentes são alvos de suas próprias torcidas. Casos de racismo, homofobia e assédio contra mulheres têm crescido nos últimos anos.
“O mote ‘Menos ódio, mais futebol’ resume bem o desejo dos clubes paulistas e da FPF. Nossa abordagem pretende mostrar que na torcida adversária há pessoas exatamente iguais a você, apaixonadas e fanáticas como você. Todos temos amigos e parentes que torcem por times rivais, e nem por isso despejamos ódio e ameaças contra eles. O futebol pede mais harmonia, leveza e união”, disse Bernardo Itri, vice-presidente de Comunicação e Marketing da Federação Paulista de Futebol.
(Terra)