Conforme destaca o portal, ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica. Atualmente, o centro do sistema de alta pressão atmosférica está muito forte entre o Paraná, Paraguai e o Mato Grosso do Sul e gera a onda de calor que já eleva as temperaturas especialmente no centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul e na parte oeste dos estados da Região Sul.
As temperaturas em Dourados e região tem registrados máximas acima de 37 graus e a partir do dia 16, deve ocorrer o “segundo tempo” desta onda de calor. O Climatempo destaca que com a migração do centro de alta pressão para o Sudeste, as áreas de calor mais intenso ficarão especialmente no Sudeste e Centro-Oeste, enquanto a Região Sul volta a ter pancadas de chuva. Mesmo assim, o calor ainda será intenso no Sul do Brasil.
Para esta quarta-feira (14), o ar úmido e quente predomina sobre a Região Centro-Oeste. Mas uma massa de ar quente e seco influencia parte de Mato Grosso do Sul, portanto o dia é com muito sol e calor perto dos 40°C.