O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de onda de calor e alerta de chuvas intensas para cidades de Mato Grosso do Sul. Dourados está incluída em ambos. Na terça-feira, o município registrou 37,3ºC, a temperatura mais alta do ano até o momento, além de sensação térmica ultrapassar os 40ºC.
O alerta de onda de calor aponta temperatura 5°C acima da média, por período de 02 até 03 dias, com início às 11h, desta quinta-feira (29). São mais de 70 municípios do Estado inclusos no aviso -veja mais na área em amarelo no mapa ao lado-.
No alerta de chuvas intensas é apontado o perigo potencial de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/ dia, ventos intensos entre 40-60 km/h. A validade deste aviso é das 10h desta quinta-feira (29) até às 10h, do dia 01 de março e as cidades incluídas são: Amambai, Anaurilândia, Angélica, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu, Vicentina.
Diante das condições climáticas existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O órgão alerta para que em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois risco de queda e descargas elétricas. É indicado ainda não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Mais informações ou em caso de ocorrência, a indicação é entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (telefone 193).