São mais de 6 mil pessoas que estão classificadas para ocupar 786 vagas em 32 cursos. A relação entre a quantidade de vagas e a classificação por sistema de ingresso estará disponível no dia 17 de janeiro, quando a Coordenadoria de Gestão Acadêmica da Pró-reitoria de Ensino de Graduação da UFGD fará a convocação para matrícula dos aprovados em primeira chamada. As vagas que não forem preenchidas por esse grupo, formarão as próximas chamadas.
Quem quiser saber se tem chance de entrar já na primeira chamada pode conferir a quantidade de vagas que cada curso destinou para a ampla concorrência ou para a reserva de vagas observando o Quadro de Distribuição de Vagas que está dentro do edital de abertura CCS nº 08, disponível aqui.
OPÇÕES DE CURSO
A classificação dos aprovados é feita na ordem decrescente da nota alcançada pelos candidatos, por curso, sistema de ingresso e na 1ª e 2ª opção de curso, ou seja, para cada curso há duas listas de classificação. No entanto, na hora da matrícula, primeiramente, são convocados os candidatos que escolheram o curso como sua 1ª opção. Se eles não preencherem o total de vagas, são convocadas as pessoas que marcaram o curso como 2ª opção.
PREPARANDO-SE PARA A MATRÍCULA
Independentemente da forma de ingresso, se pela ampla concorrência ou pela reserva de vagas (cotas), todos os candidatos que forem convocados para a matrícula em 17 de janeiro precisarão enviar a Documentação Geral (Edital de Divulgação PROGRAD nº 32, de 31 de maio de 2023). Portanto, os interessados em antecipar a organização dos documentos podem seguir essa lista:
I. Documento de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (Diploma/Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Certificado de Conclusão do EJA ou Certificado de Conclusão de Educação Profissional de Nível Técnico ou equivalente). O candidato que não apresentar esse documento não realizará a matrícula;
II. Histórico Escolar do Ensino Médio;
III. Certidão de Nascimento ou Casamento;
IV. RG. No caso de candidato estrangeiro, deverá apresentar a cópia da Carteira de Registro Nacional Migratório;
V. Cartão do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
VI. Certificado de Reservista ou prova de que está em dia com as obrigações militares (para o candidato do sexo masculino e com mais de 18 anos);
VII. Título Eleitoral (obrigatório para o candidato com, no mínimo, 18 anos e facultativo para o candidato com 16 ou 17 anos);
VIII. Certidão de Quitação Eleitoral (obrigatório para o candidato com, no mínimo, 18 anos e facultativo para o candidato com 16 ou 17 anos) e
IX. Uma fotografia 5x7cm frontal datada e recente.
COMPROVAÇÃO DO DIREITO À RESERVA DE VAGAS
Quem cursou os três anos do ensino médio em escola pública pôde concorrer às vagas reservadas (cotas) do vestibular da UFGD, que compreendem aproximadamente a metade das vagas de cada curso, de forma a cumprir o direito conquistado pela Lei nº 12.711/2012.
No momento da inscrição, ao escolher o sistema de ingresso por reserva de vagas, o candidato assinalou também a faixa de renda per capita em que se enquadra e, em seguida, declarou a sua opção para o item cor/raça, e informou, se fosse o caso, que era pessoa com deficiência.
A comprovação dessas informações será feita, em breve, pelos aprovados no momento da matrícula. Para evitar fraudes na política de cotas, quem for convocado para ocupar as vagas para negros pelo sistema de reserva de vagas, terá sua autodeclaração confirmada pela Comissão Geral de Heteroidentificação da UFGD. Esse procedimento levará em conta características fenotípicas do candidato (como aspectos da pele, cabelo, nariz, boca e demais traços comuns a pessoas pretas e pardas), não sendo analisadas características genotípicas (descendência) ou informações de documentos (como certidão de nascimento).
Já os indígenas aprovados no vestibular deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou a declaração da liderança indígena atestando o seu pertencimento ao povo e/ou à comunidade indígena e a autodeclaração que está no anexo 10 do Edital de Divulgação PROGRAD n.º 32.
Os candidatos convocados para ocupar as vagas de pessoa com deficiência pelo sistema de reserva de vagas enviarão formulários e laudos médicos comprobatórios de sua condição, seguindo os procedimentos do Edital de Divulgação PROGRAD n.º 32.
Quanto à renda, somente quem se inscrever como membro de família com renda per capita menor que um salário mínimo e meio precisará apresentar documentos que confirmem sua situação econômica. Quem tem a família no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) irá apresentar o comprovante de inscrição e a folha resumo. O comprovante de cadastro pode ser emitido na página eletrônica: cadunico.dataprev.gov.br. Já a folha resumo é emitida presencialmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
A Secretaria Acadêmica da UFGD orienta os candidatos a não deixarem para última hora a aquisição desses documentos, sob o risco de não conseguirem obter a tempo durante o período de matrícula. Todos os detalhes sobre os dados que devem constar nesses comprovantes e o período de validade estão no Edital de Divulgação PROGRAD n.º 32.
Quem não está no CadÚnico, precisará enviar outros documentos e declarações, listados também no Edital de Divulgação PROGRAD n.º 32.
CONCORRÊNCIA MENOR = MENOS DOCUMENTOS
Nos casos em que o número de candidatos aprovados na lista de cursos como 1ª opção for menor que o número de vagas ofertadas, os candidatos às vagas reservadas não precisam comprovar os critérios da modalidade de concorrência inscrita. De acordo com o item 15.8 do edital de abertura do vestibular, deverão apresentar apenas a documentação para o ingresso pela ampla concorrência (Documentação Geral).
Nesta edição do vestibular, os cursos que serão contemplados com essa facilidade na primeira chamada são: Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Energia, Física, Geografia, Gestão Ambiental, Letras, Matemática e Química.