Para a diretora de Veículos do Detran-MS, Priscila Rezende, “sempre colocamos a disposição serviços para facilitar a vida do cidadão e esse não é diferente. No conforto e na tranquilidade de sua casa, você consegue sozinho, sem precisar ir a uma agência e sem um agendamento prévio, emitir o CRLV-e e ir direto em uma das estampadoras credenciadas adquirir a placa. Acredito que a facilidade e a economia de tempo que o cidadão vai ter, são as maiores vantagens nesse novo serviço.”
Para fazer a solicitação, é necessário ter a Nota Fiscal do veículo, um documento de identificação com foto e cadastro no portal GOV BR no nível prata ou ouro.
Como fazer: De posse das informações e documentos digitalizados, o cidadão entra no site do Detran-MS, na aba portal de serviços procura a opção VEÍCULOS e em seguida PRIMEIRO EMPLACAMENTO DIGITAL.
A partir daí, basta seguir os passos do sistema, verificar as informações, anexar os documentos, emitir a guia e com ela paga, o cidadão recebe uma notificação por e-mail que está liberado o CRLV-e (documento de circulação), código de segurança e autorização de estampagem da placa.
Lembrando que, este serviço não atende ao cidadão que quiser escolher a combinação de letras e números da placa. Para isso, deve fazer a solicitação por meio de um despachante.
Confira aqui o passo a passo de como fazer o processo do primeiro emplacamento digital.