Turismo e acessibilidade são duas palavras que podem e devem combinar.
Este é objetivo do projeto de Lei do deputado estadual Neno Razuk (PL) que apresenta diretrizes para estimular o turismo acessível e inclusivo para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) em Mato Grosso do Sul.
A matéria apresentada sob o nº 349/2023 tem como diretrizes a adaptação de espaços turísticos e serviços para atender às necessidades das pessoas com TEA.
“São adaptações que vão proporcionar um ambiente seguro e acolhedor. O turismo é um dos setores da economia que mais se fortaleceram, em especial no período pós pandemia, por isso precisamos de promoção de atividades turísticas que considerem as características e preferências das pessoas com TEA, de forma a proporcionar experiências positivas e enriquecedoras e a capacitação de profissionais do setor turístico em relação ao TEA e práticas inclusivas”, enumera o deputado sobre as diretrizes apresentadas.
Para Neno Razuk pessoas fazem turismo pelas mais diversas razões e as pessoas TEA também fazem parte desse público. “Seja para recreação, descanso, cultura ou lazer, o público TEA, seja com a família e tutores ou em muitos casos viajando sozinhos, também podem contribuir decisivamente para o desenvolvimento sustentável e para a inclusão social, por agregar um conjunto de dimensões favoráveis à solidariedade e à integração. Por isso apresentamos o projeto. É preciso, por meio de políticas públicas estimular o turismo acessível e inclusivo para pessoas com TEA em Mato Grosso do Sul, ao mesmo tempo em que incentiva os familiares dessas pessoas a viajarem pelo Estado", defende.